Edição 68 - Fevereiro/2020 - Acontece por Aqui

Accor no Chile impulsionando a hotelaria sustentável

Porque o caminho para a sustentabilidade é parte da marca Accor no mundo todo, é que os hotéis no Chile estão procurando oferecer excelência em serviços de hotelaria e desenvolver um trabalho que tenha o mínimo impacto possível sobre o meio ambiente.

Durante este mês, nossos hotéis Novotel Santiago Providencia, Novotel Las Condes, Pullman Vitacura, e Pullman El Bosque receberam o selo de carbono neutro, que concretamente equivale a plantar mais de 19 mil árvores, ou tirar cerca de 2.400 veículos de circulação.

Mas, como é possível fazer isso? As equipes dos hotéis, do gerente geral a todos os colaboradores, começaram a trabalhar na redução da pegada de carbono a partir do consumo elétrico, gestão de resíduos, calefação para reduzir as perdas de alimentos, substituição de sacolas de plástico, mudanças na iluminação LED, otimização dos equipamentos de ar acondicionado, utilização de produtos de limpeza com certificação ecológica, seguindo a iniciativa For ThePlanet. Ela cobre um período de sete meses, com apoio da empresa Colbún, que colocou à disposição dos hotéis créditos ou bônus de carbono emitidos segundo um padrão internacional e que certificam a redução de emissões através do uso de tecnologias limpas.

“Não há turismo sem sustentabilidade. Em todos os países nos quais a Accor está presente, sempre tentamos otimizar nosso impacto social e minimizar o impacto ambiental. Nesse sentido, a iniciativa de calcular a pegada de carbono de quatro dos nossos hotéis foi super interessante, já que depois a levaremos para os outros hotéis. Continuaremos a trabalhar para reduzir nossas emissões”, garantiu Franck Pruvost, COO da Accor para países hispânicos.

Além disso, através de intensivos processos de auditoria, oito hotéis de Santiago conseguiram obter a certificação com o Selo S, uma distinção em termos de Turismo Sustentável concedida pelo Governo do Chile. Essa iniciativa que surgiu tendo em vista a COP 25, manteve seu ímpeto em meio à crise social e seguiu adiante com o compromisso assumido pelos hotéis envolvidos. Entre as empresas certificadas, a Accor foi a única cadeia presente com hotéis dos seus diferentes segmentos, de econômico a luxo, demostrando a força que a marca tem no país.  Os hotéis: ibis Estación Central, ibis Providencia, ibis Manquehue, Novotel Providencia, Novotel Las Condes, Novotel Vitacura, Pullman El Bosque, e Pullman Vitacura foram auditados com relação a aspectos ambientais, socioculturais e econômicos.

“Gostaria de parabenizá-los e agradeço que vocês tenham se somado a essa iniciativa de incorporar a sustentabilidade à sua oferta de serviços. A Accor é uma empresa importante no Chile, e estamos felizes que também tenham assumido esse compromisso que temos como país, e não tenho nenhuma dúvida que esse será um fator para promover um sucesso ainda maior no futuro”, disse Mónica Zalaquet, Subsecretária de Turismo do Governo do Chile.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO